Reiki como filosofia de vida

O REIKI não é apenas uma terapia de cura energética, é uma filosofia de vida que leva à elevação de consciência e ao convite da felicidade para a nossa vida. 

Esta filosofia de vida de acordo com o Mestre Mikao Usui, assenta em cinco princípios. 

           1 – Só por hoje, sou calmo

           2 – Só por hoje, confio

           3 – Só por hoje, sou grato

           4 – Só por hoje, trabalho honestamente

           5 – Só por hoje, sou bondoso

Os princípios do Reiki são como crenças, mandamentos ou mantras que nos conectam com uma vibração mais elevada da nossa consciência. Se os seguirmos, grandes transformações vão acontecer na nossa vida. É aconselhável que sejam ditos diariamente de manhã e à noite.

Só por hoje

A frase “Só por hoje”, faz parte de cada princípio como forma de definir o seu enquadramento temporal, com a intenção de estarmos no momento presente, no “aqui e agora”, pois só assim, estaremos totalmente conscientes de nós, dos outros e de tudo o que nos rodeia. 

Ao permanecermos num estado de consciência plena, mais facilmente sentimos a nossa energia e a energia que nos rodeia e conseguimos compreender qual é mensagem que nos quer transmitir. A nossa perceção intensifica-se, a nossa intuição fica mais apurada e a nossa mente mais clara. Mais facilmente obtemos respostas para a nossa vida. 

Só por hoje, sou calmo(a)

Com este princípio procura-se encontrar a calma interior que existe dentro de nós, independentemente das circunstâncias externas. Este princípio é fundamental para que a felicidade entre nas nossas vidas, uma vez que a vida é feita de desafios constantes e inesperados que não controlamos e se os encararmos com calma e serenidade, de forma compassiva e observadora como um ato de aceitação de que nada acontece por acaso e que tudo tem o tempo certo de acontecer, mais facilmente percecionamos que tudo o que nos acontece tem um ensinamento que promove o nosso crescimento interior e mais facilmente conseguiremos encontrar a melhor solução para os mesmos. 

Só por hoje, confio

Confiar inclui:

  • Confiar em nós, nas nossas capacidades e amor
  • Confiar na energia Reiki
  • Confiar no universo e na fonte criadora da vida 
  • Confiar no fluxo da vida

Esta confiança em tudo o que é, traz paz e calma interior, poder pessoal e liberdade, consciência de que estamos onde temos que estar e que a vida nos vais mostrar para onde temos de ir. Que tudo está no sítio certo e que tudo é perfeito dentro da imperfeição e dualidade em que vivemos. E que somos parte integrante do todo e que tudo e todos estão interligados. 

Só por hoje, sou grato(a)

A gratidão é a emoção que mais eleva a nossa frequência energética, pois trata-se de um ato de amor. Sermos gratos por todas as bênçãos que a vida nos traz, mas também por todos os desafios, pois são estes que promovem o nosso crescimento interior. 

O estado de gratidão constante, revela sabedoria perante a vida, pois comunicamos ao universo que gostámos do que recebemos e que queremos mais. E dessa forma, a vida será abundante de benesses e também de ensinamentos.  

Só por hoje, trabalho honestamente

Trabalhar honestamente é sem dúvida um dos pilares da integridade do ser humano, independentemente das crenças, status social, nacionalidades, género, raça. 

Este princípio do Reiki refere-se ao trabalho como sendo toda a ação que desenvolvemos a nível físico, mental, emocional e espiritual e que dela resulta um resultado para nós e/ou para os outros. 

Ao vivermos em verdade com a nossa essência, com o que pensamos e sentimos, conseguiremos mais leveza e alegria para a nossa vida.   

 Só por hoje, sou bondoso

A bondade é a expressão mais pura de amor incondicional e que deve começar em nós e estender-se para os outros. 

Sermos bondosos connosco próprios, implica:

  • Autoaceitação de tudo o que somos (luz e sombra, perfeição e imperfeição); 
  • paciência com o nosso processo evolutivo, que nem sempre é tão rápido quanto desejaríamos;
  • Cuidar com carinho da nossa saúde física, mental, emocional e espiritual de forma integrada, com a consciência que só assim viveremos uma vida harmoniosa, feliz e com qualidade.     

Sermos bondosos com os outros, implica:

  • Compaixão e empatia pelas suas emoções;
  • Paciência com o seu processo evolutivo, pois em algumas situações a pessoa ainda nem está desperta para uma consciência mais elevada;
  • Praticar atos de altruísmo de diversas formas (uma palavra, um toque, uma ação, um presente, uma doação) sempre que necessário;
  • Praticar o bem sem olhar a quem e sem esperar nada em retorno. 

Um abraço e até breve.

Alexandra Costa

Partilhe este artigo: